Por nosso corpo, passam o sistema circulatório e o linfático paralelamente. Pelo primeiro, circula o sangue e pelo segundo, a linfa, que coleta diversos tipos de líquidos dispersos para filtrá-los e enviá-los para o sistema sanguíneo. Então, as toxinas e substâncias maléficas ao organismo são armazenadas em pequenas bolsas chamadas gânglios, que liberam esses líquidos através da urina.
Seguindo esse raciocínio, foi criada a drenagem linfática, que tem por objetivo ajudar o sistema linfático a eliminar tudo o que o corpo não necessita. Por isso, ela funciona em casos de celulite, contanto que o problema não seja tão grande. Caso contrário, ela ajuda a amenizar as marcas.
Muitas mulheres ficam irritadas, mal-humoradas, com insônia, deprimidas, ansiosas, com fome excessiva, com inchaço, com enxaqueca e com vários outros sintomas horríveis durante a TPM. Todos esses sinais são consequência do grande desequilíbrio hormonal que acontece em seus corpos e eles podem ser amenizados com a massagem linfática, que ajuda a eliminar as toxinas responsáveis por todo esse alvoroço interno.
Durante a gravidez, a mulher armazena muito líquido, ficando inchada e irritada, pois o volume sanguíneo aumenta em aproximadamente 50% por causa do bebê a ser gerado. Desse modo, o sistema linfático não dá conta de eliminar todas as toxinas do organismo, causando o acúmulo de líquidos. Sendo assim, a drenagem linfática proporciona bem-estar e conforto às futuras mamães.
E para completar, essa massagem emagrece sim, especialmente as áreas onde se encontra maior acúmulo de gordura como o abdome e as coxas porque retira o líquido existente. Além do mais, ela acelera o metabolismo, proporcionando a queima de gordura.
: