Escrito por Saúde CCM
Definição do câncer
Os cânceres das amígdalas fazem parte dos cânceres das vias aerodigestivas superiores (VADS), que compartilham diversos pontos comuns. Esses cânceres afetam principalmente o homem de idade com mais de 50 anos, e seu principal fator de risco muito comumente encontrado neste contexto e a intoxicação conjunta pelo álcool e tabaco. O câncer das amígdalas estritamente falando, não é imune a estes pontos, mas é ainda mais influenciado pelo tabagismo. Além da existência de fatores de riscos idênticos, um câncer das amígdalas pode ser associado a outro problema das vias aerodigestivas superiores.
Leia também
Manifestações do câncer
Diversos sinais podem evocar um câncer nas amígdalas: dificuldades de engolir chamadas de odinofagia, ou ao se alimentar (falamos de disfagia), dores na garganta ou até mesmo na orelha (otalgia) de um único lado, uma sensação de ter um corpo estranho na garganta, à aparição de gânglios cervicais ou sob o ângulo da mandíbula. Trata-se geralmente de um conjunto de manifestações não específicas mas que devem chamar a atenção em um fumante de 50 anos. Uma fadiga, uma perda de peso e a diminuição do apetite neste contexto devem levar a uma consulta.
Diagnóstico do câncer
Diante destes sinais, o médico procederá a um exame da cavidade bucal, e toda lesão suspeita deverá ser objeto de uma amostra: falamos de biopsia. O exame de referência é uma endoscopia, ou seja, a visualização direta das cavidades em causa. Além dos mesmos fatores de risco do câncer, todas as vias aerodigestivas superiores são exploradas durante esta endoscopia realizada sob anestesia geral e chamada de panendoscopia das VADS.
A lesão suspeitada é portanto testada, além de outras lesões eventualmente descobertas, para análise da natureza dessas lesões. Se uma delas é cancerígena, um exame de extensão é necessário, ou seja, a realização de exames permitindo descobrir a existência de outras localizações de células cancerígenas que migraram nos gânglios para a circulação linfática, ou metástases em outros órgãos.
Tratamento
diversas opções terapêuticas existem para tratar um câncer das amígdalas e serão dependentes da classificação do câncer realizado após o exame de extensão. Geralmente, uma quimioterapia é inicialmente feita para tentar diminuir o tamanho do tumor, e depois o mesmo é retirado por cirurgia. Os gânglios afetados são curados por uma curetagem" e uma radioterapia completa o tratamento.
Prevenção
para prevenir a aparição de um câncer das amígdalas.
: