Obesos podem contrair cirrose mesmo sem bebidas alcoólicas
Tempo de leitura:
Obesos podem ter cirrose mesmo sem beber
Obesos podem ter cirrose mesmo sem beber! Olá boa tarde gente entrando no assunto saúde para falar dos obesos que podem ter cirrose. E que mesmo sem ingerir bebidas alcoólicas as pessoas obesas podem ter cirrose! ai você vai se perguntar mas como assim? Olha gente a obesidade provoca o desenvolvimento de uma doença que ataca as células do fígado, que se chama doença gordurosa do fígado que, sem o tratamento ou o controle, pode evoluir para uma cirrose.
Como os obesos contrair cirrose mesmo sem ingerir bebidas alcoólicas
E definida pelos especialista como uma doença do mundo moderno, a esteato-hepatite, ou doença gordurosa do fígado não-alcoólica essa doença hoje é uma das principais preocupações dos endocrinologistas e hepatologistas. E o motivo é bem simples: sem perceber, pessoas obesas que não tem históricos de abuso de álcool estão desenvolvendo a chamada doença gordurosa do fígado. E muitas das vezes nem sabe sobre o tratamento e controle, a enfermidade pode evoluir para uma fibrose (espécie de cicatrização) e também a cirrose (Inflamação crônica) do fígado dos obesos.
E também de acordo com o hepatologista Mário Guimarães, que é presidente da associação Paulista para o Estudo do fígado, a esteato-hepatite não-alcoólica que é um processo inflamatório crônico do fígado, que é provocado pelo excesso de gordura acumulada no órgão. Pois o fígado é um órgão que estocar gorduras, e principalmente triglicérides. Quando há gordura em excesso, isso causa um transtorno molecular gente. e claro que consequentemente,a destruição das cèlulas hepáticas explica o Dr. Márcio.
Como o fígado é um órgão que afetado não apresenta sintomas a doença evolui sem que, na maioria dos casos sem que a pessoa perceba. Geralmente as pessoas só descobrem o problemas durante a realização de exames clínicos de rotina que apontam alterações nas enzimas do fígado está com um processo inflamatório. o problema ganhou uma proporção tão grande que a Sociedade Brasileira de hepatologia designou um grupo para estudar os aspectos clínicos e epidemiológicos da doença em todo o Brasil. Essa é uma doença de caráter benigno, se evitarmos a sua evolução.
Mas se não for diagnosticado pode provocar cirrose além disso, essa é uma das doenças de fígado mais frequente do ocidente por causa do aumento do número de pessoas obesas e diabéticas. Não há tratamento específico para a doença, a única forma é perder peso e manter uma dieta associada à prática de exercícios físicos, além do controle rígido sobre os níveis de colesterol, triglicérides e insulina no sangue.
: