Ervas Medicinal: Preparando as ervas medicinal em casa! Oi tudo bem com você? E o que falar para você que adora aquele chazinho! Assim como eu, mas nem sabe como mexer aí na sua casa com o chá e nem sabe como armazená-lo, bom não tem muito mistério! Eu vou dar um passo-a-passo de tudo que tu vais precisar tá.
Chás
O uso de ervas na forma de chás é o mais comum e praticado.
Materiais necessários:
Uma vasilha de louça, vidro ou inox com tampa, água fervendo, coador de inox.
Como preparar o chá:
Coloque a quantidade de água indicada para ferver. Coloque a erva na vasilha e após ferver, despeje a água em cima da erva. Tampe a vasilha e deixe amornar, coe e tome como o recomendado.
Essa é a maneira mais convincente para o preparo do chá de folhas, flores e talos tenros. As sementes, algumas raízes e certos talos mais espessos necessitam ás vezes, permanecer em fervura por 2 a 3 minutos. Cada caso estará especificado nas receitas e as fórmulas correspondentes.
Medida para fazer os chás:
Geralmente é usada uma colher de sopa da planta desejada para fazer o chá, para uma xícara de água.
Maceração e Extração de ervas em Água Fria
É o processo de macerar a erva a ser utilizada e cobri-la com água fria. Esse processo garante o aproveitamento dos princípios vitais da planta que poderiam ser destruídos pelo calor. Como proceder na maceração em água fria.
Material usado:
Água de boa procedência e filtrada. Vasilha de louça ou vidro, com tampa e devidamente esterilizada. Planta fresca ou seca a ser usada, limpa e lavada. Geladeira para períodos mais longos de maceração.
O Brasil possui um clima muito quente e se você deixar uma erva seca água fria, 24 horas em temperatura ambiente, corre o risco de perder a extração, pela possibilidade de fermentação. Em toda extração das propriedades curativas das plantas em água fria, que necessite de 6 horas a mais, é necessário deixar a mistura na geladeira.
Extração de ervas à base de água
Então gente macere bem a planta ou pique em pedaços pequenos (raízes e caules), acrescente a água fria na medida recomendada e deixe tampada por 6 a 12 horas em temperatura de 10 graus a zero, coe o chá esprema muito bem as ervas para aproveitar ao máximo as suas propriedades, e utilize como o indicado.
Pós
Este é um modo bom e muito prático de guardar as plantas e as suas propriedades curativas por um tempo bem maior. É interessante refazer as pós, trocá-los por outros mais frescos a cada 6 meses.
Material necessário:
Vasilhas pequenas de vidro ou de louça, devidamente esterilizadas, Cascas, caules ou folhas secas. Liquidificador, máquina de moer ou um pilão que esteja limpo e bem sequinho. As cascas de certas plantas podem ser raspadas na forma de pó, com uma faca bem afiada! Só cuidado para não cortarem os dedos ta!
Como proceder: Você deve Moer bem a erva Rotule as embalagens onde tu fores guardar, tampe muito bem para guardar e guarde em local fresco e seco use quando precisar. Uma dica não deixe pegar umidade, pois pode pegar fungos no chá e trazer sérios problemas para sua saúde! Espero que tenham gostado da postagem até a próxima beijinhos da Ju.
: