Por Redação Remédio caseiro
A planta é originária do Mediterrâneo, mas é cultivada em várias regiões de clima temperado ou subtropical. No Brasil, é uma das ervas mais utilizadas, seja em chás ou na indústria cosmética. Suas raízes tem propriedades diuréticas, portanto, muito utilizadas em infusões para evitar o acúmulo de líquidos no organismo.
A planta ainda apresenta em sua composição: vitaminas A, B e C, água, glúcidos, fibras, sódio, ferro, potássio, cálcio, zinco e cobre. Na indústria cosmética, a conhecida erva doce tem sua suave e delicada fragrância utilizada em diversos produtos, como sabonetes, cremes para mãos, corpo e também em xampus e até desodorantes. Suas muitas propriedades e vitaminas, fazem dessa erva medicinal uma das preferidas para tratamentos de cabelos e pele.
Erva doce
O chá de funcho, que também é chamado de anis, erva doce, maratro, etc. é largamente utilizado na perfumaria, na culinária e como aromatizante. É extremamente aromático e possui propriedades muito benéficas ao nosso organismo de modo geral.
As sementes de funcho, costumam ser usadas em chás para combater os gases intestinais e muita gente o oferece para bebês e crianças pequenas. Também é muito conhecido popularmente, por tratar mães que amamentam, aumentando a produção de leite e passando para o bebê através deste, protegendo-o de cólicas. Ele é apropriado para tratar indigestão e estimular o apetite e as sementes também podem ser usadas em infusões para combater a tosse, afrouxar o catarro da garganta, etc.
Outras propriedades do funcho
- antiespasmódico;
- estimulante;
- relaxante;
- vermífugo;
- antirreumático;
relaxante muscular; - evita flatulência;
- ajuda a melhorar a prisão de ventre;
- previne mau hálito.
: