Hoje em dia, alguns blogueiros chegam a lucrar bem mais que empresas físicas
Veja Também
==> Bloqueio Criativo: 7 Dicas para fugir do bloqueio criativo
==> Visitas no blog: 10 formas garantidas de ganhar visitas no seu blog
==> Projeto troca de seguidores: Vamos crescer juntos
Além de manter o foco no que o blog vai abordar como assunto, é preciso ficar atento na atualização de tópicos, bom layout, saber de SEO, plataformas de hospedagens e outros… o blogueiro deve pensar como empresário e além do mais proteger a sua marca, afinal, blogs são marcas e investir na comunicação visual também faz toda a diferença.É sabido que tem blogueiro ganhando dinheiro e até lucrando mais que algumas empresas. Quando dizem que ser blogueiro é ser empreendedor não é falácia é a verdade absoluta da atualidade.
Mas é certo que alguns blogs não faturam ou se quer são considerados empresas. No início para fazer o blog “bombar”, deve-se investir tempo e dinheiro, dedicar bastante ao projeto é quesito fundamental, como qualquer outro empreendimento.
O CEO e fundador da agência NAMP!, Xerxes Marques, 30, dá a sua opinião sobre o que é ser blogueiro hoje em dia e como os produtores de conteúdos independentes lucram com este tipo de trabalho que é braço direito do marketing digital. “Na minha opinião, ser blogueiro nos tempos atuais é ter uma atividade onde alguns conseguem viver apenas de seus blogs, fazendo disso uma profissão.
Viver de blog não é tão fácil quanto parece, existe uma certa “glamourização” da atividade hoje. Para ter sucesso você precisa ter conhecimento, saber passar para o público que entende dos temas abordados e ter domínio naquilo em quer transmitir.
Na verdade existem “dois formatos” para blogs, aqueles institucionais em que as empresas tem como objetivo manter a sua presença junto a seus clientes, e existem os blogs autônomos que produzem conteúdos independentes e buscam manter-se de forma única com uma comunicação e marketing individual”, explica.
Xerxes, também comenta como as empresas podem aprender com os blogs. “Sobre ganhar dinheiro… um blog tem poder para ser um forte ferramenta na criação de receitas de uma
companhia. O custo de investimento em uma estratégia que envolva blogs é baixo, por isso é essencial em um trabalho de marketing para micro e pequenas empresas”, expõe.
E a relação dos blogs com o marketing digital? “O blog é um dos instrumentos mais importantes em um plano de marketing digital. O poder de alcance a consumidores em muitos dos casos é determinante. Nas decisões de compra é importante o trabalho de expansão e valorização de marcas, além claro de ser um forte canal de informação aproximando mais o cliente da marca”, finaliza.
Um outro ponto que deve ser observado é que essas páginas pessoais tendem a contratar empresas do ramo de SEO (do inglês, Search Engine Optimization), - também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes.
E desta forma os blogs acabam ficando melhores posicionados no ranking de busca do Google. Hoje esse tipo de serviço é fundamental, quem aplica esse mote nos sites pessoais acaba conseguindo mais leitores e parceiros, com isso ganha mais visibilidade nas pesquisas online.
O número de blogueiros ou bloggers vem crescendo cada vez mais, de acordo com pesquisas feitas no Brasil existem cerca de 100 milhões de blogs e quase metade dos internautas brasileiros acessam esse tipo de site atualmente. Ou seja, a profissão blogueiro só tende a crescer, inovar e ensinar como trabalhar de forma independente.
NAMP!
Leonardo Melo
Assessoria de Imprensa
: