Post escrito por Andriele Medeiros da Silva
Os Limites do Humor
O humor a toda hora é sempre bem vindo em forma de boas piadas, programas de TV, mídias sociais, teatros e etc, sua função é reproduzir comportamentos e cenários da sociedade e suas complexidades de forma engraçada, portanto é conhecida como a arte de rir.
No entanto é facilmente perceptível a existência de um problema que está infiltrado no cotidiano das pessoas que é quando a graça dá espaço ao humor ofensivo motivado por preconceitos que atingem classes menos favorecidas como por exemplo: pobres, obesos, mulheres, homossexuais e muitos outros.
Atualmente e historicamente essas atitudes arrancam muitos sorrisos, porém nos dias de hoje há uma parcela da população que repudia esses atos um exemplo disso é que no dia mulher deste ano um Standvirtual, site de carros fez uma piada machista sobre mulheres e carros para celebrar o dia da mulher, onde o site promove automóveis Com sensores de estacionamento, dando a entender aquela velha piadinha de que mulher não sabe dirigir ou precisa de tecnologia para exercer tal exercício. Acertadamente a empresa foi muito criticada nas redes.
Evidentemente é visto que comportamentos como estes humilham, degrinem e dificultam a aceitação e a ascensão desses grupos de oprimidos. A grande consequência é a alimentação da indiferença, intolerância e o sentimento de inferioridade entre as pessoas.
Por fim o ser humano necessita do entretenimento em seu dia a dia e é muito saudável, mas é necessário oprimir todo e qualquer exploração perversa da imagem alheia, segundo Jeferson Luís Marles “A quantidade de preconceitos que cada um de nós temos é inversamente proporcional a nossa inteligência” contudo é necessário nutrir nosso povo de educação, cultura e promover um sistema mais rigoroso de punições para praticantes de tais crimes.
: